domingo, 7 de agosto de 2011

O neurônio




Vamos lá!
O neurônio é uma célula especializada que processa informação, sendo a estrutura básica do sistema nervoso. São células do sistema nervoso central que possuem a capacidade de estabelecer conexões entre si quando recebem estímulos que vem do ambiente externo ou do próprio organismo. Uma vez estimulados, os neurônios geram impulsos de natureza elétrica [Muita hora nessa calma!!!!!! Esses pulsos são eletroquímicos, pois, são produzidos através de íons de sais como o sódio (Na) e o potássio (K)]  e liberam íons e substâncias químicas que lançadas nas fendas  sinapticas (espaços vazios entre um neurônio e outro) estabelecem ligações entre eles.

A cada novo estímulo, a rede de neurônios se recompõe e reorganiza, o que possibilita uma diversidade enorme de respostas. Por serem células especializadas, os neurônios apresentam pequena capacidade de regeneração. São células altamente excitáveis, que comunicam-se entre si ou com células efetuadoras por meio de sinapses, ou seja, transmissão de impulsos nervosos (eletroquímicos)

Os neurônios detectam, transmitem, analisam e utilizam informações geradas por estímulos sensoriais e modificações químicas do ambiente externo e interno.
São compostos por 3 partes: dendritos, axônio e corpo celular (pericário ou soma).
a) Pericário, soma ou corpo celular: Contém o núcleo da célula.
b) Axônio: é a própria fibra nervosa
c) Dendritos são expansões do pericário
Quando o corpo celular envia uma mensagem, cabe ao axônio conduzi-la até o dendrito do próximo neurônio para fazer a sinapse. Essa sinapse se da por meio de neurotransmissores [são substâncias produzidas pelos neurônios] 
O axônio as vezes é coberto por uma camada de mielina, é um tipo de gordura que tem por função , fazer com a célula tenha uma condução de impulsos nervosos mais rápida (pulso saltatório). As fibras envoltas por mielina são chamadas precisamente mielínicas. As fibras que não possuem um revestimento de mielina chamam-se fibras amielínicas e possuem uma condução de impulso mais lenta. A mielina é fixada no axônio a nível de sistema nervoso central por células chamadas neuróglias e a nível de sistema nervoso periférico pelas células de Células de Schwann.

Bom! Meus queridos! Hoje ficamos por aqui. Logo estarei dando continuidade a isso tudo. Pois é necessário explicar o funcionamento da célula nervosa para melhor entendimento do que acontece no nosso corpo. Creio que o mais importante nesse momento é compreender as partes que compõe a célula nervosa.
Segue uma imagem da mesma:








 Até a próxima!

 "Estudar é polir a pedra preciosa; cultivando o espírito, purificamo-lo."
Confúcio



Nenhum comentário:

Postar um comentário